“There is a crack in everything, that’s how the light gets in.”

Leonard Cohen

Psiquiatra, para quê?
Por que?
Como?
Quando?

Psiquiatra. para olhar para a sua saúde mental, para as coisas lá de dentro da cabeça. Para o que relutamos olhar e reconhecer como real. Para qualquer um.

Pode passar no psicólogo antes ou não, no médico clínico, ou não. Pode só chegar. Mas se urgência ou emergência, não perde tempo, pronto socorro!

Razões? Talvez apenas curiosidade em se conhecer. Com frequência dor, angústia, vazio, ansiedade, exaustão, insônia, busca por perfomance e produtividade ou um “não sei o que, mas algo está errado”.

Para além de dar check em sintomas, diagnosticar transtornos por manuais diagnósticos, medicar e "até a próxima, tchau e bença", a psiquiatria comprometida com o sujeito se firma no vínculo e na solidez da imensidão que dele advém.

Psiquiatra diagnostica e trata Depressão, Bipolaridade, Ansiedade, TOC, TDAH, Transtornos de Personalidade, um tanto de nome difícil. Comumente, a gente também trata estilo de vida adoecido e patologias do social. Trata com ou sem remédio, e, em geral ,em conjunto com outros profissionais da saúde.

Mas psiquiatra, psiquiatra mesmo, olha para você primeiro para então compreender o que os seus sintomas especificamente representam, para além de um CID. Muitas vezes, a resposta não vem de uma vez e o tratamento é uma jornada, assim como a vida.